MPF investiga possíveis impactos ambientais causados pela construção da Ponte Salvador-Itaparica

  • 28/04/2025
(Foto: Reprodução)
Em nota, concessionária responsável pelas obras informou que foi notificada e solicitou ao órgão cópia dos autos, mas até a manhã desta segunda-feira (28), não obteve retorno. Projeto da ponte que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica Divulgação/Concessionária Ponte Salvador-Itaparica O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito para investigar possíveis impactos ambientais causados pela construção da Ponte Salvador-Itaparica, que vai ligar a capital à Ilha de Itaparica sobre o mar. A portaria foi assinada pela procuradora da República, Vanessa Gomes Previtera, na quarta-feira (23), mas confirmada ao g1 pelo MPF nesta segunda (28). Em nota, a Concessionária Ponte Salvador – Ilha de Itaparica informou que foi notificada e solicitou ao MPF cópia dos autos, mas até a manhã desta segunda, não obteve retorno. Disse ainda que permanece à disposição das autoridades e da sociedade para quaisquer esclarecimentos. Fim da sondagem Sondagem para a construção da Ponte Salvador-Itaparica é finalizada No dia 4 de abril, o Governo da Bahia anunciou o fim da investigação do solo para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. Com a conclusão desta etapa, os próximos passos serão a finalização do projeto de fundações da ponte e a mobilização dos canteiros de obras. No entanto, não foram divulgados prazos para estes serviços. Segundo a gestão estadual, o processo de sondagem geotécnica, desenvolvida na baía de Todos-os-Santos nos últimos 12 meses, foi concluída nesta semana, permitindo definir com precisão as fundações da estrutura. O Governo detalhou também que a investigação foi a primeira do Brasil a chegar a 200 metros de profundidade, o equivalente a pouco mais de duas vezes e meia a altura do Elevador Lacerda - que tem 72 metros de altura. Iniciada em terra no município de Vera Cruz, a sondagem prosseguiu para as águas rasas, com até 10 metros de profundidade, e chegou nas profundas, no canal central, com 67 metros sob a superfície. No total, foram realizados 105 furos ao longo do traçado da ponte. As amostras foram analisadas em laboratório de tecnologia avançada instalado no canteiro de apoio. Ponte Salvador-Itaparica: etapa de sondagem na beira do mar é iniciada Governo da Bahia anuncia fim de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica Kiko Silva O que foi encontrado No sentido Ilha de Itaparica-Salvador, foram encontrados dois quilômetros de material mais novo, com uma fina camada de solo sedimentar e, em seguida, um material rochoso considerado de "boa qualidade". Nos quilômetros seguintes há um comportamento diferente, com uma camada longa de material sedimentar e, depois, um material rochoso de baixa resistência, intercalado com finas camadas de material resistente. Segundo detalhou o Governo da Bahia, as características correspondem à movimentação do mar e à idade geológica da Baía de Todos-os-Santos (66 milhões de anos no trecho próximo à Ilha de Itaparica e 241 milhões de anos no trecho próximo a Salvador). Governo da Bahia anuncia fim de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica Kiko Silva A operação mobilizou uma estrutura com três balsas e uma plataforma de perfuração, além da utilização de um sistema avançado de compensação de ondas, importado da China, para garantir precisão nos resultados mesmo em condições climáticas adversas. Conforme divulgou o Governo, o projeto gerou a contratação de mais de 20 empresas baianas, geração de 300 empregos diretos e um investimento total de R$ 200 milhões. Iniciada nova etapa de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica que inclui perfuração em águas rasas Sobre a ponte Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovaram, em fevereiro, a homologação da proposta que permite o contrato para execução das obras de construção e operação da Ponte Salvador-Itaparica. O contrato de financiamento para construção foi assinado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), em dezembro do ano passado. O acordo liberado pelo Senado Federal previu empréstimo de até US$ 150 milhões, que pode chegar a R$ 800 milhões quando convertidos para a moeda brasileira. Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, conforme análises apresentadas pela Concessionária, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. A execução do projeto será realizada por meio de uma parceria público-privada (PPP). O Sistema Viário Salvador-Ilha de Itaparica contempla os seguintes trechos: Trecho 1 - Acessos viários em Salvador; Trecho 2 - Ponte Salvador-llha de Itaparica; Trecho 3 - Chegada da Ponte à llha de Itaparica; Trecho 4 - Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na llha de Itaparica; Trecho 5 - Recuperação e ampliação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego, cabeceira da Ponte do Funil. O Governo prevê que o sistema gere sete mil empregos, impulsionando a economia do estado. Serão contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios. Governo da Bahia anuncia fim de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica Kiko Silva Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

FONTE: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/04/28/mpf-investiga-possiveis-impactos-ambientais-causado-pela-construcao-da-ponte-salvador-itaparica.ghtml


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