Barqueiros suspendem travessia gratuita de passageiros no local do desabamento de ponte entre Tocantins e Maranhão
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Travessia gratuita entre Maranhão e Tocantins é suspensa; entenda
A travessia de passageiros no trecho do rio Tocantins entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) passou a ser cobrada nesta quarta-feira (17). A decisão foi tomada após o governo estadual não renovar o serviço que era ofertado gratuitamente após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, em dezembro de 2024. Agora, a travessia custará R$ 5 por pessoa.
O anúncio foi feito pela Associação de Barqueiros do Tocantins (Abatins), responsável pelas travessias. Segundo apurado pela TV Anhanguera, o último contato com o governo venceu no dia 14 de setembro. A associação procurou o governo em exercício, mas não teve resposta sobre a continuidade do serviço.
O g1 solicitou o posicionamento do Governo do Tocantins sobre a renovação do convênio com a Abatins, mas não teve retorno até a publicação desta reportam.
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Embarcações fazem travessia entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA)
Divulgação/Governo do Tocantins
O desabamento do vão central da ponte JK, na BR-226, entre o Tocantins e o Maranhão, deixou 14 mortas e três desaparecidas.
Na época, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), que foi afastado durante a segunda fase da Operação Fames-19, teria determinado os serviços de gratuidade de forma emergencial até dezembro de 2025, quando nova ponte deverá ser entregue.
A travessia por balsa, contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), segue operando gratuitamente para o transporte de pessoas e veículos entre os dois municípios.
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Ana Paula Reihban/TV Anhanguera
Construção da nova ponte
A nova ponte está sendo construída entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), na BR-226. O que restou da estrutura antiga, após a queda, foi demolido no dia 2 de fevereiro e, logo depois, começaram as obras. A previsão é de que a obra seja entregue ainda em 2025.
A obra é estimada em R$ 171,1 milhões. Mais de 500 profissionais se revezam em dois turnos, somando quase 24 horas de trabalho, inclusive aos domingos e feriados, para entregar a estrutura no prazo.
A nova travessia do Rio Tocantins terá 630 metros de extensão, dezenove metros de largura e um vão livre de 154 metros. Serão duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.
Essa nova estrutura deverá receber um sistema de monitoramento de deformações e vibrações.
Reconstrução da ponte que faz divisa entre TO e MA chega a 50%
Divulgação/DNIT
Relembre o desabamento
A ponte caiu por volta das 14h50 do dia 22 de dezembro de 2024. No desabamento, caíram no rio Tocantins, três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões, sendo que dois deles carregavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e outros 22 mil litros de defensivos agrícolas.
Segundo o DNIT, a causa do colapso ainda está sendo investigada, de acordo com o órgão. A Polícia Federal também abriu uma investigação para apurar a responsabilidade da queda da estrutura.
A ponte foi completamente interditada e os motoristas devem usar rotas alternativas.
O momento em que a estrutura cedeu foi registrado pelo vereador Elias Junior (Republicanos). Em entrevista, ele contou que estava no local para gravar imagens sobre as condições precárias da ponte.
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